Primeira parada: Osaka/Sakai

Atualmente as principais cidades produtoras de facas no Japão são, partindo da região leste:

Print

  • Tsubame e Sanjo da província de Niigata.
  • Seki da província de Gifu.
  • Echizen da província de Fukui.
  • Sakai da província de Osaka.
  • Miki da província de Hyogo.
  • Yasuki da província de Shimane.
  • Kami da província de Kochi.

Todas estas cidades se desenvolveram forjando instrumentos com ferro macio e aço no calor do forno, moldando com o martelo, usando a técnica herdada dos artesãos que fabricavam as espadas japonesas.
Entre estas regiões, Sakai de Osaka se destaca pois lá são produzidas mais de 90% das facas de cozinha profissionais do Japão. Marcas de faca famosas mundialmente como “SAKAI TAKAYUKI” da Aoki Hamono Co., Ltd., “SUISIN” da Kinife Systems Co., Ltd., “YOSHIHIRO” da Yamawaki Cutlery MFG Ltd., estão sediadas nesta cidade.
As lâminas produzidas em Sakai são chamadas de “Sakai Hamono” ou “Sakai-uchi Hamono” e a precisão e durabilidade do corte é reconhecida por chefs não só do Japão como do mundo todo.

 

  • História de Sakai

Há 2000 anos atrás Sakai já era um povoado e utilizava facas de pedra.
Na parte leste das colinas de Sakai está o maior túmulo do mundo, o “Daisenryou Kofun” que na época deve ter exigido um trabalho inimaginável de engenharia civil. Há também outras tumbas imperiais e túmulos, cuja construção levou à formação do povoado com a chegada de pessoas que vieram produzir arados e enxadas. Assim foi desenvolvida a base para a técnica de fundição.

sakai-daisenryo-kofun-in-sakai-city

À partir de 1543, o revólver e o cigarro foram introduzidos no Japão. Assim, a tecnologia de Sakai foi aproveitada na época da guerra civil japonesa conhecida como ‘’Sengoku jidai’’, do final do século 15 ao final do século 16, assumindo a importante função de produzir armas.
Na época Sakai era também um importante porto comercial, assim foi construído um fosso ao redor do povoado para protegê-la de invasores. Tornou-se uma cidade autônoma, administrada por representantes da classe comercial como acontecia na Idade Média, mas o poder financeiro e a técnica da fundição despertaram o interesse das autoridades que acabaram tomando e assumindo a administração de Sakai.

sakai-5-sakai-city
A arte da cerimônia do chá foi concretizada por Sennorikyu, um comerciante de Sakai. À partir de 1573, Sakai começou a produzir facas para picar folhas de cigarro. O shogunato Tokugawa, que governava na época, criou e monopolizou a marca registrada Sakai, espalhando a fama das lâminas da cidade por todo território japonês.

 

  • Divisão de trabalho de Sakai, Artesão Tradicional

Em termos gerais, o processo de fabricação dos produtos “Sakai-uchi Hamono” é dividido em:

  1. Kaji (forja)
  2. Togi (afiação)
  3. Etsuke (fixação do cabo).

Cada fase é executada por profissionais especializados. No processo de forja, o metal base (ferro macio) e o metal para lâmina (aço) são fundidos numa operação chamada “haganezuke”. A base formada (massa de ferro macio e aço) é resfriada gradualmente (yakinamashi), depois ela é aquecida a 750~800 graus e mergulhada imediatamente na água para ser resfriada rapidamente (yakiire). Novamente ela é aquecida a 160~180 graus (yakimodoshi), aumentando a dureza da lâmina e sua precisão, ao mesmo tempo que aplica-se técnicas de forja para dar viscosidade ao metal base e evitar o corrompimento. Cada fase tem especialistas que dominam a técnica e aqueles que se destacam recebem o título de “Artesão Tradicional” (dento kougeishi) endossado pelo governo japonês. As marcas de facas citadas anteriormente, agem na verdade como produtores gerais, pois escolhem o aço, o tamanho, o design e encomendam a produção para profissionais especializados que dão forma ao produto.

São lâminas extremamente precisas. Elas são confeccionadas com “fogo”, “ferro”, “água” e “gente”, uma a uma, com todo cuidado.Pode se dizer que é uma peça de arte com alma. Sakai com sua tradição de 600 anos ininterruptos, continua produzindo com orgulho sua arte reconhecida mundialmente, “Sakai Hamono”.

sakai-3mr-yoshikazu-ikeda-and-mr-tatsuya-ikeda-marcos

  • A partir da esquerda: Tatsuya Aoki da SUISIN , Marcos Miura do site Direto do Japão e Yoshikazu Ikeda presidente da associação de artesãos tradicionais de facas de Sakai.

sakai-4mr-yukinori-oda-and-marcos

* Mestre artesão da SAKAI TAKAYUKI , Yukinori Oda (direita) e Marcos Miura do site Direto do Japão.

Se você vier para o Japão, que tal visitar Sakai que não fica tão longe de Quioto e Osaka?

  • Acesso

De Quioto para Sakai

  1. Aproximadamente 52 minutos
    Linha JR Tokaido Honsen (Quioto→Osaka) ⇒ Linha JR Kanku・Yamatoji Kaisoku (Osaka→Shin-Imamiya) ⇒ Linha Nankai Kouyasen (Shin-Imamiya→Sakai Higashi)
  2. Aproximadamente 48 minutos
    Linha JR Tokaido Honsen (Quioto→Osaka) ⇒ Linha Osaka Shiei Chikatetsu Midousujisen (Umeda→Namba) ⇒ Linha Nankai Kouyasen (Namba→Sakai Higashi)

De Shin-Osaka para Sakai

  1. Aproximadamente 24 minutos
    Linha JR Tokaido Honsen (Shin-Osaka→Osaka) ⇒ Linha JR Kanku・Yamatoji Kaisoku (Osaka→Shin-Imamiya) ⇒ Linha Nankai Kouyasen (Shin-Imamiya→Sakai Higashi)
  2. Aproximadamente 27 minutos
    Linha Osaka Shiei Chikatetsu Midousujisen (Shin-Osaka→Namba) ⇒ Linha Nankai Kouyasen (Namba→Sakai Higashi)

 

Edição: Marcos Miura
Brasileiro, CEO de empresa que exporta do Japão para vários países do mundo.
Opera o site de comércio eletrônico de facas abaixo:
DIRETO DO JAPÃO:http://diretodojapao.com.br/