Jardim “Hakuryu-en” (Dragão Branco) no sopé da Montanha Kurama/Quioto

História do “Hakuryu-en”

“Hakuryu-en” que significa dragão branco, é um jardim localizado no povoado de Ninose que fica ao pé da montanha Kurama em Quioto, que desde tempos remotos era considerada a morada dos deuses do Japão. Antigamente, o sopé desta montanha era considerado sagrado e venerava-se o deus de barba branca e a cobra branca, mas com o tempo o local foi abandonado, sendo coberto por bosques de bambus diversos.

Atraído pela vegetação, o fundador de uma marca de roupas infantis, comprou a área. Ao saber da lenda histórica e da crença local, ele resolve recuperar o altar e a região. Assim dedica sua vida à revitalização da montanha, dando origem a atual formação do “Hakuryu-en”.

Em 1963, o local é reaberto com a construção de um pequeno santuário e um pórtico em louvor ao deus da barba branca da longevidade e ao deus dragão da prosperidade nos negócios. Construído para proteger o local sagrado, o jardim passa a ser chamado “Hakuryu-en” , cujo nome é formado pelas palavras branco (haku) e dragão (ryu).

Depois disso, este jardim passou a ser utilizado exclusivamente pelos funcionários da empresa do fundador e habitantes locais, mas nos últimos anos foi criado um sistema que permite que 100 pessoas por dia, façam visitas em caráter especial.

 

Paisagens de “Hakuryu-en” nas 4 estações

Primavera~O rosa suave das flores de cerejeira~

Estação em que o verde começa a brotar nas árvores e as flores desabrocham. Começando pelas cerejeiras, muitas flores se abrem colorindo tudo ao redor. O canto dos pássaros e o delicioso aroma das flores, proporcionam uma paisagem de atmosfera poética.

hakuryuen-7

Verão~O verde brotando nas montanhas~

Um verde fresco, de cor vívida como se tivesse sido pintado, cresce nas árvores. Rodeado pelo verde deste jardim, sente-se a brisa fresca e a pulsação da vida.

hakuryuen-2

Outono~O colorido vibrante~

O imenso jardim vai sendo tingido de cores vivas, pelo rico contraste das transformações diárias. A mudança de cor das folhas no outono, oferece um espetáculo de tonalidades que lembra as tradicionais pinturas japonesas.

hakuryuen-9

Inverno~A delicada maquiagem da neve~

Envolvido na paisagem de inverno, a estética japonesa e elegante do “Hakuryu-en” aflora em toda sua pureza. No bem cuidado jardim a neve se acumula, apresentando um mundo místico. O cenário de inverno torna-se delicado e profundo.

hakuryuen-6

<Localização>

〒601-1113 Kurama Ninose-cho 106, Sakyo-ku, Quioto
Estação de trem mais próxima: Ninose Station / Eizandentetsu Kurama Line

hakuryuen-map

 

Para adquirir o ingresso especial para visitação restrita a 100 pessoas, é preciso enfrentar fila na estação inicial Demachi Yanagi da linha Eizan Dentetsu.

※A Earth Design é agente oficial do “Hakuryu-en” para público estrangeiro, podendo providenciar os ingressos especiais sem necessidade de enfrentar filas. Além de ingressos normais e especiais, podemos intermediar a realização de visitas privadas em padrão VIP. Se você quiser visitar este maravilhoso jardim, deixamos algumas opções aqui.

Edição: Hideto Takishima
Tradução: Edna Sato
GUIA DO JAPÃO- guiadojapao.com
O seu guia de viagem no japao, operado pela Earth Design Co.
Agência de Viagens e Operadora de turismo no Japão.